Entenda a diferença entre o Alcance Orgânico X Alcance Pago

Ah você não conhece alcance orgânico e sim busca orgânica, não conhece o alcance pago e sim o link patrocinado não tem problema afinal, esses termos já são bem conhecidos para quem trabalha com publicidade digital, mas ainda geram um pouco de confusão para o cliente que quer investir nessa área. Aqui você vai entender melhor cada um deles.

Abaixo uma simulação de busca onde fica simples identificar cada tipo de resultado:

📣 ALCANCE ORGÂNICO

O alcance orgânico é aquele que parte do próprio cliente ou público-alvo. Ele chega até sua marca ou conteúdo através de pesquisas ou procuras diretas, sem influência de publicidade ou indicação externa. As técnicas adotadas para que um site alcance as melhores posições na busca orgânica dos buscadores como o Google é chamado de SEO (Search Engine Optimization) ou otimização de site.

O resultado da otimização de site é consequência de bons trabalhos na estruturação, arquitetura de informação, usabilidade, técnicas de programação do site, redação de conteúdo e link building (links externos de outros sites para seu site).

O SEO pode trazer resultados a médio / longo prazo, diferente dos links patrocinados que é a curto prazo.

O SEO é um trabalho constante porque o posicionamento alcançado pode despencar de acordo com mudança nos algoritmos do Google. Essas mudanças são necessárias para aprimoramento do sistema de busca que visa trazer resultados cada vez mais relevantes aos usuários. O investimento em SEO é bem maior comparado à Links Patrocinados.

💵 ALCANCE PAGO

O alcance pago é conseguido através de investimento em anúncios, links patrocinados ou qualquer outra forma que tenha a intenção de dar mais visibilidade ao que está sendo anunciado.

Ainda existe outro tipo de alcance, conhecido como VIRAL. Essa é o alcance que toda marca sempre sonha. Ele é conseguido através do boca a boca na internet e fora dela, gerando compartilhamentos e indicações para levar cada vez mais pessoas para aquele conteúdo.

Conclusão

O usuário típico da Web pode não perceber que eles estão olhando maçãs e laranjas quando obtêm seus resultados de pesquisa. Conhecer a diferença permite que um pesquisador tome uma decisão melhor informada sobre a relevância de um resultado. Além disso, porque os resultados pagos são publicidade, eles podem realmente ser mais útil para um pesquisador de compras do que um pesquisador (como motores de busca favorecem os resultados da pesquisa).

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Paloma Susan Lacerda

Cristã, embarcando na jornada pela exploração do universo do Marketing Digital de Conteúdo com Criatividade e Empreendedorismo.

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